-
Arquitetos: BLOCO Arquitetos
- Área: 900 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Manuel Sá
Descrição enviada pela equipe de projeto. O redesenho dos interiores das áreas comuns do Hilton Almenat partiu da ideia de criar intervenções pontuais que pudessem adaptar os espaços existentes às novas demandas do hotel sem afetar de forma expressiva seu funcionamento durante as obras. Por isso, o projeto foi pensado para ser implantado em três fases. A intervenção abrange os salões de estar, restaurantes, boliche e salas de jogos.
Grande parte do mobiliário e obras de arte existentes no hotel foram reaproveitados, a maior parte composta por peças construídas em madeira em tons naturais. Além disso, o projeto manteve intocados pilares e paredes perimetrais originais em concreto aparente. Sobre essa base, as novas camadas de intervenção foram sobrepostas.
Todas as estruturas de aço e serralheria com vidro aramado que fazem parte da intervenção, tais como forros, portas pivotantes, balcões, estantes e armários, recebem a aplicação de cores específicas para cada um dos três andares das áreas comuns. O objetivo principal foi ressaltar o contraste entre os elementos novos e originais do projeto. A aplicação das cores também funciona como uma estratégia de orientação visual do programa em seus três andares. Até agora, apenas as obras da primeira fase foram finalizadas.
O formato irregular do perímetro de cada andar foi utilizado para setorizar cada uma das funções através da disposição do mobiliário e dos novos elementos do projeto, tais como balcões, tapetes e portas pivotantes. Todos os forros existentes foram retirados e as instalações foram expostas sobre os novos forros vazados, para facilitar a manutenção futura. O desenho dos módulos de forro são rotacionados e distanciados entre si, de modo a adaptarem-se à geometria original do espaço sem “fechar” uma superfície contínua. Uma camada de espuma acústica foi aplicada diretamente sobre a laje, acima dos forros e eletrocalhas, todas elas pintadas com a mesma cor. Os pisos e revestimentos em tons neutros complementam a intervenção.